Atividades Culturais

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
obs: a programação cultural estará em constante atualização até a data do evento, assim, atividades que ainda não constam serão acrescentadas, bem como, atividades podem ser retiradas.

DIA 07/03 / DIA 11/03

No pátio do bloco didático da Unilab (exposição fixa) -Exposição O Feminino Africano

Responsável: Profa. Dra. Jo A-mi (UNILAB)

Sobre a exposição: A proposta da exposição nasceu das reflexões adquiridas a partir do Núcleo de Gênero e discussões afins entre os artistas. 

A exposição O FEMININO AFRICANO nasceu de várias inquietações geradas a partir das discussões sobre as relações de gênero na Unilab e trocas de experiências acerca dessa temática. Nessa perspectiva, a mostra artística, que ora apresentamos, foi pensada a partir de um lugar de resistência em duas medidas: primeira, contra preconceitos, discriminação e violência num regime de controle dos corpos, da imaginação, da cultura e da implantação de uma identidade colonizada e domesticada; segunda, enquanto artefato poético das possibilidades de uma Contra-Cultura estilhaçante pela palavra, pelas cores, pela imposição humana de (re)existência que não se deixa calar. Para tal, dividimos a exposição em três momentos convergentes: uma instalação intitulada TRANSCORPO, de Rosália Menezes, que tem por objetivo representar um olhar “entre” recortes de passagens que inquerem sobre as possibilidades e os limites de subversão das normas de gênero em seu caráter fabricado e construído. Depois, na mostra fotográfico-poética POESIA E NÃO-SILENCIAMENTO: RETRATOS DE POETISAS DA ÁFRICA LUSÓFONA, de Sérgio de Moura, com retratos de poetisas consagradas da África lusófona, cujos poemas se constituem na forma de empoderamento, não porque escrevam poesia militante, mas porque adquirem voz e visibilidade através de suas escritas. O ofício de escrever poemas lhes permite marcarem seus espaços em sociedades sexistas e mostrarem a seus leitores a sua humanidade e consciência do mundo. Os retratos, expostos como foto-arte, foram concebidos como uma espécie de grafite digital, ressaltando a importância das texturas, formas e cores a lançarem luz sobre a imagem feminina representada. E, num terceiro momento, teremos as pinturas denominadas RAÍZES ADJUNTAS, de Jo A-mi, com quadros a retratarem diferentes aspectos do feminino em África através de imagens da realização identitária da categoria "feminino" em suas ressonâncias telúricas nas resistências cotidianas do ser-em-seu-território, por intermédio de paletas contrastantes.

DIA 08/03

Durante o credenciamento (17h00 – 18h30). Apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Redenção.

DIA 08/03

Após a palestra de abertura (20h40 - 22h30) - Show da banda A.SE.FRONT.

Sobre a banda: “De uma das atividades em prol da integração, promovida pela pró-reitoria de extensão, surgiu o grupo musical A.se.front – ou África Sem Fronteiras. Uma oficina de hip-hop foi o ponto de encontro para cinco estudantes que iniciaram o grupo, que hoje possui 10 integrantes, vindos de vindos de Guiné Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.”

DIA 09/03

No pátio do bloco didático (horário: 14h00 às 18h00) -Atividade de apresentação de vídeos e fotos (desenhos) feitos pelos apresentadores.

Responsável: Francisca Raquel de Oliveira Temoteo (UNILAB)

Sobre a exposição: Essa atividade de apresentação de fotos e vídeos contará com dois apresentadores. Ela demorará cerca de 50 minutos, mas pode haver repetições; assim, quem não viu o começo, poderá vê-lo. Serão demostrados fotos (desenhos) e vídeos de como foram feitos esses desenhos.

DIA 09/03

Antes da roda de conversa com o escritor guineense Manuel Casqueiro (18h30 – 19h00): Apresentação cultural: Grupo Verso de Boca (UFC).

Sobre o grupo: O Grupo Verso de Boca é composto por estudantes do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Criado em 1999, é um projeto com registro na Pró-Reitoria de Extensão da UFC (desde 2001). O Grupo tem por finalidade dizer a boa Poesia de todos os lugares e épocas, considerando o poema, como disse José Mindlin, “uma espécie de partitura musical, que só se torna verdadeiramente viva quando lida ou dita em voz alta, assim como a música também só se torna viva quando a partitura é executada”. 

DIA 10/03

No pátio do bloco didático (horário: 14h00 às 18h00) -Exposição "Asas de sereia de papel: imagens da poética de Ana Cristina Cesar"

Responsável: Bárbara Moura Almeida

Sobre a exposição: O experimento artístico "Asas de sereia de papel: imagens da poética de Ana Cristina Cesar" é uma instalação construída através de projeções fotográficas e experimentos sonoros com a poesia da escritora brasileira Ana Cristina Cesar. A proposta agrega intervenções de colagem com a técnica de lambe-lambe e de stencil com as fotos do processo e fragmentos de poesia; que dependerá das possibilidades e autorização nos muros da universidade.

A Instalação fotográfica inspirada na poesia da escritora brasileira Ana Cristina Cesar partiu da pesquisa de trabalho conclusão de curso em Letras Português Bacharelado da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O experimento traça tramas hibridas a partir de várias linguagens artísticas, tendo como intento a tradução intersemiótica da literatura para a Fotografia. Para Barbosa (1979:90) a tradução é como uma "prática crítico-criativa na historicidade dos meios de produção e reprodução com leitura, como meta-criação, como ação sobre estruturas, eventos como diálogo de signos, como síntese e reescritura da história"; Para Diniz (1994) a tradução intersemiótica se define "como processo de transformação de um texto construído através de um determinado sistema semiótico em outro texto, de outro sistema. Isso implica em que ao decodificar uma informação dada em uma 'linguagem" e codifica-la através de outro sistema semiótico é necessário muda-la, nem que seja ligeiramente, pois todo sistema semiótico é caracterizado por qualidades e restrições próprias e nenhum conteúdo existe independente do meio que o incorpora". Dessa forma esse processo artístico estabelece relações criativas e sensíveis entre a linguagem escrita poética e a estética da linguagem fotográfica.

DIA 10/03

Antes da mesa-redonda sobre o PPC do curso de Letras (16h00 – 17h30) - Apresentação de dança.

Responsável: Profa. Dra. Denise Rocha (UFC)

Sobre a apresentação: Apresentação de um grupo cultural do Projeto "Mais Cultura nas Universidades" (Ministério da Educação MEC) e Ministério de Cultura (Minc) em parceira com a Pró-Reitoria de Extensão da Unilab (PROEX) Trata-se do Projeto "Cultura de matriz africana: Capoeira e Danças na comunidade", sob coordenação da Profa. Dra. Denise Rocha (Universidade Federal do Ceará, Fortaleza) e do Prof. Edcardo Oliveira Martins, Contra-Mestre-Edy, da Fundação Axé-Dendê, entidade com CNPJ, com matriz em Guaiúba. No projeto ocorre uma troca de saberes por meio de estudo e ensaio de danças de raiz ou híbridas de São Tomé e Príncipe, de Moçambique, de Cabo Verde e de Angola, bem como de danças afro-brasileiras com participação de comunidade interna e externa da Unilab como forma de diálogo interdisciplinar internacional. O grupo já se apresentou na Unilab e em escolas da região, bem como na VII Semana de Capoeira, em Igarassu, no estado de Pernambuco, no ano de 2015.

DIA 11/03

Após a palestra de encerramento (21h10 às 22h30) - Show de talentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário